Eu servi no CEP

Ecoam porventura ainda no nosso espírito memórias avulsas da Primeira Grande Guerra, do Corpo Expedicionário Português e da batalha de La Lys, transmitidas de geração em geração a partir dos nossos bisavós, refrescadas pelos eventos comemorativos do respectivo centenário, profusamente celebradas na literatura e no grande écran.

É com emoção que revemos o drama desses milhares de jovens portugueses sem preparação militar adequada, lançados além‑fronteiras para combater um inimigo que apenas conheciam da propaganda, enterrados nas lamacentas trincheiras da Flandres em condições cada vez mais adversas e precárias. Por relatos da época, sabemos hoje que, apesar de certa discriminação de que foram alvo por parte dos próprios aliados, esses mesmos jovens inexperientes do CEP honraram a bandeira com denodo, merecendo o respeito das tropas alemãs que esmagaram a resistência lusitana em La Lys.

A Primeira Guerra foi também o último grande conflito que contou com uma ampla participação de “amigos do homem” – cavalos, mulas, cães e pombos‑correio –, cuja história é muitas vezes votada ao esquecimento.

“Eu Servi no CEP” é uma história/fábula contada a três vozes alternadas – do mulo Bonifácio, do vira‑latas Farrusco e da narradora – que, embarcando o leitor num vetusto comboio a vapor de regresso ao Minho, vai desenrolando uma intrincada meada de recordações, emoções, dúvidas e receios, naquilo que hoje é reconhecido como “síndrome de ‘stress’ pós‑traumático”.

12,50

REF: 9789899068551 Categoria: Etiquetas: , ,

Ana Ferreira da Silva nasceu em Lisboa, em maio de 1957.

Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina

de Lisboa, exerce atualmente funções de anestesista no Hospital das Forças Armadas. Ouvinte atenta e contadora de histórias desde a infância, cedo começou a transferir para o papel pequenos contos focados no maravilhoso e na fantasia.

Na adolescência começou a germinar no seu espírito o interesse pelo romance histórico, sem que a atração pelo conto e pela poesia tenham diminuído; no entanto, só recentemente começou a publicar as suas obras.

1002.ª noite – A mercadora de sonhos é a primeira obra dedicada ao público juvenil (não pretendendo excluir os adultos que mantêm acesa na alma a lamparina mágica dos sonhos de outros tempos). Escrita num registo semelhante aos contos

árabes originais, nela se encontram ressonâncias da antiga cultura que floresceu no sul da Península Ibérica; ao contrário de alguns dos referidos contos, porém, o «final feliz» aproxima‑a do registo infantojuvenil mais frequente da atual

literatura ocidental.

Dimensões (C x L x A)140 × 210 cm
Código de Barras

9789899068551

Escritor

Ferreira Da Silva, Ana

Editora

ALFARROBA

Encadernação

Capa mole ou bolso

Páginas

192

Idioma

Português

Ano de Publicação

31-08-2022

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.